top of page

Nova pesquisa da Deloitte detalha o cenário brasileiro de Diversidade e Inclusão

Embora haja um contexto sociopolítico global desafiador, segue ativo o movimento empresarial pela diversidade, equidade e inclusão (DEI).

Entre as empresas que já investem DEI, 49% vão aumentar os recursos para a área em 2025, crescimento de 8 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Além disso, 44% das empresas preveem manter o patamar de investimentos; apenas 7% esperam diminuir. É como diz o provérbio árabe, “os cães ladram e a caravana passa”.  


Os dados são da mais recente pesquisa Diversidade, Equidade e Inclusão nas Organizações (2024/2025), realizada pela Deloitte Brasil. Lançado na última sexta-feira (11/4), o levantamento contou com a participação de 256 organizações, nas quais 66% dos respondentes ocupavam cargos de liderança.


São destaques da pesquisa:✅ 93% das empresas possuem áreas ou práticas estabelecidas para DEI;

✅ 88% medem indicadores, sendo ambiente inclusivo o mais valorizado;

✅ 83% contam com apoio da alta liderança em suas estratégias;

✅ 41% já vinculam metas de diversidade à remuneração variável dos executivos.


De acordo com Rafael Ferrari, líder da Deloitte Ventures, os desafios atuais podem representar oportunidades de evolução em DEI, tanto nas ações quanto na construção de narrativas. Ele observa que, em décadas passadas, era comum empresas durarem mais de 60 anos. Hoje, empresas similares duram entre 10 e 12 anos. Como solução, é necessário construir novos futuros.


“A inovação só surge se tivermos pensamentos diversos, vindos de pessoas de raças, gêneros, crenças, origens e identidades diferentes”, afirma.


O Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ teve a honra de apoiar a pesquisa, junto a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e diversas outras organizações de defesa dos Direitos Humanos.


Sobre a Emerge Mag

Parceira do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. É uma revista digital de cultura, direitos humanos e economia criativa interseccional e estúdio de comunicação com foco em diversidade e impacto social (ESG). Especializada em populações sub-representadas (periferias, negros, mulheres, LGBTQIA+ e PCDs). Fundada em 2017. Premiada nacional e internacionalmente.


Comments


bottom of page